sábado, 2 de abril de 2011

configurando RouterBoard e Mikrotik como roteador wireless

RouterBoard é uma placa controladora, assim como uma MotherBoard para PCs comuns, voltada para o uso de redes, mais precisamente como roteador. Seu formato e padrão fazem do seu uso mais adequado a aplicações outdoor, montado em caixas herméticas e instalados em torres ou quadros de função.

Veja mais informação em http://www.routerboard.com

Mikrotik é o sistema base usado nas RouterBoards. Este sistema também pode ser instalado em um computador como um sistema operacional comum.

Veja mais informações em http://www.mikrotik.com
Diferença entre RouterBoard e roteadores comuns

A grande diferença entre a RouterBoard e os roteadores comuns, como D-Link, Linksys, TP-Link, TrendNet, 3Com, entre outros, é o fato de que a RB tem um uso mais amplo e por isso acaba sendo mais trabalhoso para configurar tarefas básicas, como função de roteador wireless.

As características do roteador comum são: porta WAN definida, porta Wlan definida e Portas LAN definidas, nada disso pode mudar, desta forma temos também uma configuração básica que é préconfigurada e não fica disponível para o usuário, que é o NAT. Assim que o usuário definir qual será a faixa de IPs da rede interna o sistema já direciona o range de IP para sair pela porta WAN do roteador.

A RouterBoard, por ser mais completa como ferramenta de roteamento, não possui nenhuma préconfiguração. Suas características são: as portas RJ45 não têm tarefa definida, ela pode servir como acesso à rede LAN como WAN. Exemplo: uma RB com 4 portas RJ45 podem ser configuradas para 2 portas receberem as conexões do ISP e fazer contingência ou balanceamento de carga e as outras duas portas serem usada por redes internas distintas.

Outra caracteristica das RBs é o fato de poder escolher o tipo de hardware que vai controlar o wireless, pois são utilizados cartões MiniPCI, cada RB tem sua característica e quantidade de Slots MiniPCI e quantidade de portas RJ45.

As RouterBoards tem semelhança maior com roteadores de borda como Cisco, Cyclades entre outros. As RBs também possuem maior poder de processamento e espaço em memória de acordo com o uso .

O primeiro passo para efetuar a configuração da RB como Roteador Wireless é efetuar o acesso a RB pela programa Winbox, disponível no site da Mikrotik.

Segue link para download: http://www.mikrotik.com/download/winbox.exe

Em seguida utilize um patch cord para conectar o seu computador a alguma das portas da RouterBoard e selecione o MAC address da porta como mostrado na imagem abaixo. O sistema irá detectar automaticamente o MAC da porta.

Após efetuado o acesso, vamos à primeira configuração.
Configurar porta WAN

Vamos partir do princípio que iremos utilizar a porta ether1 para receber o IP automaticamente do provedor de internet, assim como é feito nos roteadores comuns.

Vamos efetuar a configuração da seguinte forma: acesse IP >> DHCP Client clique em Add e informe qual interface irá receber IP automáticamente, no caso ether1. Aplique e entre na aba Status para verificar como está o processo de recebimento do IP e serão apresentados os dados.

Configurando WLAN (wireless) e LAN

Vamos utilizar para rede wireless a WLAN1 e para rede LAN a Ether2, também vamos partir da premissa que as redes utilizadas serão: 192.168.2.0 para rede LAN e 192.168.3.0 para rede wireless.

Desta forma vamos entrar em IP >> Address e configura a interface Ether2.

Clique em Add e em seguida definir as configurações:

* Address: 192.168.2.1/24
* Network: 192.168.2.0
* Broadcast: 192.168.2.255
* Interface: Ether2

Clique em Add novamente

* Address: 192.168.3.1/24
* Network: 192.168.3.0
* Broadcast: 192.168.3.255
* Interface: Wlan1

Vamos agora configurar o DHCP para fornecer IP automaticamente para a rede interna pela Ether2 e pela Wlan1, clique em IP >> Pool para definir o range de IPs a serem fornecidos.

Clique em Add para definir o range da rede Ether.

* Name: pool01 (forneça um nome de sua preferência)
* Address: 192.168.2.2-192.168.2.100 (assim serão fornecidos 99 IPs)
* Se quiser, pode estender a faixa de IPs.
* Next Pool: none (só será preciso caso seja necessário estender faixas de IPs adicionais)

Novamente clique em Add para definir o range da rede Wireless.

* Name: pool02
* Address: 192.168.3.2-192.168.3.100
* Next Pool: none

Definidos os Ranges vamos configurar os Servidores DHCP.

Entre em IP >> DHCP Server

Clique em Add para configurar o servidor da rede Ether.

* Name: SrvEther01
* Interface: Ether2
* Address Pool: pool01
* Autoritative: no

Clique em Add para configurar o servidor da rede Wireless

* Name SrvWlan01
* Interface: Wlan1
* Address Pool: pool02
* Autoritative: no

Agora que o fornecimento de IPs para rede Wireless e rede Ether já estão prontos, precisamos apenas configurar os dados que os clientes receberam do DHCP.

Ainda em IP >> DHCP Server entre na aba Networks e clique em Add.

* Address: 192.168.2.0/24
* Gateway: 192.168.2.1
* Netmask: 255.255.255.0

Repita o procedimento e clique novamente em Add

* Address: 192.168.3.0/24
* Gateway: 192.168.3.1
* Netmask: 255.255.255.0

Configurando NAT

Agora que estamos com a Ether1 configurada como WAN e a Ether2 e Wlan1 como rede interna, fica faltando apenas a configuração do encapsulamento.

É aqui que normalmente muitas pessoas esquecem ou não sabem que devem configurar, isso porque nos roteadores comuns acaba sendo um processo automatizado e não visualizado pelos usuários.

Vamos em IP >> Firewall entre na aba NAT e clique em Add.

Na aba General configure como mostrado abaixo:

* Chain: srcnat
* Out interface: Ether1

Na aba Action configure como mostrado abaixo:

* Action: masquerade

Fonte: Imasters

Nenhum comentário:

Postar um comentário